Menu de links

Propaganda 1

Data e hora

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Impactos Ambientais dos Curtumes




De forma genérica, a poluição dos recursos naturais decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alterem as características físicas, químicas e biológicas do ecossistema.

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma empresa do ramo de tratamento e produção de couros tipo wet-blue. O potencial poluidor, segundo a Deliberação Normativa nº 74 de 9 de setembro de 2004, é grande e a define como de classe 3.

Isso significa que os impactos ambientais são grandes, portanto pertinentes ao objetivo proposto pelo docente. Para efeito ético e profissional, foi orientada aos sócios a construção de uma miniestação de tratamento de efluentes, visto que os mesmos enfatizaram a preocupação ambiental e, obviamente, o resguardo legal diante autuações ambientais relativas à atividade da empresa. Porém, somente o tratamento não resguarda inteiramente o empreendimento. O monitoramento dos ciclos da estação englobando os parâmetros da água é de suma importância para o curtume.

O levantamento dos efluentes líquidos gerados e sua classificação enquanto pontuais ou difusos, é uma ferramenta importante para traçar o perfil ambiental do processo de produção, bem como a determinação dos parâmetros da água e as análises pertinentes.

Em relação aos efluentes atmosféricos, como a referida empresa não gera quantidades de amônia e compostos orgânicos voláteis significativos para a formação de chuva ácida, o empreendimento optou pela adoção de neutralizantes de odores que agem diretamente na fonte geradora como tecnologia para sanar a problemática do mal cheiro.

Neste trabalho foram avaliados os aspectos e impactos ambientais de uma empresa fictícia e de sócios fictícios. Porém a problemática relatada e as soluções propostas foram direcionadas para uma empresa real, portanto aplicáveis.

A logística empregada nessa classificação da empresa foi fruto de pesquisa por parte do discente, onde o mesmo consultou legislações como a DN 74/2004 que traz a codificação dos empreendimentos e os prazos legais das licenças.
A opção de empregar a miniestação de tratamento de efluentes foi um fator que gerou certa dúvida, pois o discente cogitou não utilizá-la para tornar mais real o perfil da empresa. Por outro lado, sua decisão em mantê-la se deu pelo fato de que esta seria a orientação do discente enquanto profissional da área ambiental. A miniestação não foi, de forma nenhuma, um demérito no decorrer desse trabalho, pois não influenciou negativamente o levantamento das informações importantes para a formação da discente.

O objetivo primordial desse trabalho foi proporcionar uma visão empírica de um processo, que será de grande valia para a vida profissional. Desse compêndio de informações fica a certeza do dever cumprido e a esperança de que os desafios futuros possam ser enfrentados com o preparo adquirido neste trabalho.
 

José Carlos de Araújo
Engenheiro Ambiental
 
ARAÚJO, José Carlos de. Impactos ambientais dos curtumes. trabalho acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus João Monlevade. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário