O biodigestor é uma miniestação de tratamento de esgoto, formando em um só produto o tanque séptico, filtro anaeróbico e extração de lodos sem necessidade de caminhão limpa-fossa. O biodigestor substitui o tanque séptico e filtro anaeróbico, porém, os demais itens do sistema de tratamento de esgoto (caixa de gordura, caixa grelhada e destino final – sumidouro ou vala de infiltração) são necessários para o funcionamento do sistema.
Sua aplicação é indicada para o tratamento de afluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios (respeitando a capacidade em número de pessoas indicada na tabela de Características Técnicas).
Figura 1: Biodigestor utilizado.
Figura 2: Escavação do local de instalação.
Figura 3: Inserção do biodigestor.
Figura 4: Compactação seguindo o manual do produto.
Figura 5: Abertura do poço do sumidouro.
Figura 6: Sumidouro dimensionado segundo a NBR 7229/1993.
Figura 7: Cano perfurado do sumidouro.
Figura 8: Saída de CH4 (metano).
Figura 9: Finalização do aterro do dispositivo.
Figura 10: Finalização do sumidouro com a inserção da brita.
Figura 11: Construção da caixa de retenção do excesso de lodo.
Figura 12: Caixa para disposição de lodo concluída.
Figura 13: Conexão do biodigestor à rede de esgotamento.
Figura 14: Confecção da tampa de concreto para a caixa de lodo.
Figura 15: Caixa grelhada para a retenção de sólidos indesejáveis.
A implantação de um biodigestor, evitando assim o descarte de efluentes diretamente nos corpos hídricos, não configura somente ato de consciência ambiental, mas também uma forma de valorizar o empreendimento, pois a tendência nas projeções do mercado imobiliário é a agregação econômica nos empreendimentos que possuem as chamadas certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Essa certificação internacional ainda é pouco difundida no Brasil, porém futuramente os imóveis que não possuírem essa certificação perderão seu valor comercial em detrimento dos certificados.
No caso específico desse projeto, analogamente podemos considerar que o mesmo segue a ideologia supracitada, pois a responsável possui uma preocupação ambiental arraigada, que mostra a visão que será unânime dentro de alguns anos.
IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS
RANCHO PARAÍSO
Gostei da iniciativa, mas não entendi como será o aproveitamento do gás produzido, já que não vi tubulação para o gás gerado (metano)ser aproveitada para o uso na própria propriedade.
ResponderExcluirPode ser ignorância, mas este modelo permite que eu utilize o gás? E neste modelo implantado, qual volume de gás é gerado?
Abraços e o blog tem excelente conteúdo!
E vamos subindo montanhas!